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Hospital Regional aposta no atendimento humanizado

Se alguém pensa que hospital é ambiente apenas para tratamento de doenças, pode se surpreender com a realidade do dia a dia no Hospital Regional de São José, que além de registrar uma média de 16 mil atendimentos mensais nos quatro setores da Emergência e 6 mil no ambulatório, oferece também serviços na área de educação, como cursos do ensino fundamental e de nível médio destinado aos seus funcionários, pacientes e extensivo s pessoas da própria comunidade.



Os cursos são realizados pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos(CEJA) criado pelo hospital, com o apoio e reconhecimento da Secretaria de Estado da Educação. A iniciativa está baseada na Política de Humanização preconizada pela instituição de saúde.



Esses cursos fazem parte da Política Nacional de Humanização (PNH) implantada no hospital desde 2006. A coordenadora da PNH do Hospital Regional de São José, Helena Márcia Kretzer, destaca a importância da humanização do atendimento para melhorar a integração entre pacientes, familiares e também valorizar os funcionários no ambiente de trabalho, a fim de melhorar a qualidade dos serviços prestados.



“A Política de Humanização tem o objetivo de aperfeiçoar a relação entre paciente e servidor. Temos a preocupação de cuidar de quem cuida. Um exemplo é o servidor José Osvaldo da Silva, 57 anos, que trabalha há 23 na rouparia e decidiu voltar a estudar”, observa Helena Márcia.



Diz o ditado que nunca é tarde para aprender. E José prova que isso é verdade confirmando, orgulhoso, a conclusão do curso do ensino fundamental com outros 29 alunos nesta sexta-feira (15). “Eu estou muito contente com o curso oferecido pelo hospital, pois aprendi um pouco mais, mesmo tendo abandonado a escola há muito tempo. O importante é que aos 57 anos tive o apoio da família e hoje sou motivo de orgulho para ela. Nunca faltei uma aula e agradeço ao hospital pela oportunidade”, comenta o funcionário.



Além dos cursos, o setor de Humanização também oferece durante a semana, serviços gratuitos de terapia ocupacional, corte de cabelo, limpeza de pele e massagem, naturopatia, Arte Mahikari e Yoga. Um dos destaques da programação fica por conta do Carrinho da Cultura, que percorre todas as unidades do hospital duas vezes por dia, distribuindo livros e revistas aos pacientes, familiares e funcionários.



Para Kretzer, o Carrinho da Cultura ajuda a diminuir o fluxo de pessoas nos corredores, principalmente entre uma ala e outra, contribuindo para reduzir o risco de contaminação hospitalar. “Esses serviços oferecidos pelo setor de Humanização acabam beneficiando os acompanhantes dos pacientes que, em função do estresse vivido nos cuidados com o doente, também acabam desenvolvendo algum tipo de doença. Por isso sabemos da importância de cuidar bem desse grupo de pessoas”, finaliza a coordenadora.


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